Total de visualizações de página

sábado, 13 de novembro de 2010

Cultura Ocidental

Um pequeno texto para refletirmos sobre nossa cultura, antes de criticarmos as demais. É muito comum que nos causem espanto vários aspectos das culturas árabes, africana ou extremo-oriental.
Nos chocamos com as mais tradicionais chinesas que usam sapatos em números muito pequenos para evitar que cresçam os pés ou com algumas tribos africanas em que as mulheres usam argolas no pescoço para extender seu tamanho, mas não nos chocamos com o nosso rígido padrão de beleza quase inatingível. Padronização da beleza que causa nos jovens a baixa auto-estima e, em casos mais sérios, doenças como a anorexia.
Nos assusta também a poligamia mas, cada dia mais, banalizamos o casamento e tornamos a traição algo comum em nossas séries e filmes.
Condenamos a inferiozação da mulher na cultura árabe, mas pagamos salários mais baixos para que elas exerçam a mesma função no Brasil. Nos horrorizamos ao ver o Estado matando homossexuais, mas ignoramos o fato de um casal gay ser assassinado na Escola de Comunicação e Artes, na USP, por outros universitários.
Nos parece injusto ver as castas sociais na Índia e nos esquecemos que convivemos demasiadamente com ciclos de pobreza e riqueza. Nos incomoda ver a hipervalorização de apenas alguns seres humanos em outras culturas, mas assim o fazemos com nossas celebridades.
Vale a pena lembrar que toda cultura deve ser respeitada, mas, sobretudo, todo ser humano deve ser respeitado. E para criticar, é preciso fazer diferente...












 

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Alejandro.

Preconceito, no dicionário Aurélio: 1. Idéia preconcebida. 2. Suspeita, intelorância, aversão a outras raças, credos religiões, etc.

Galerinha, hoje vim aqui comentar um dos clipes mais polêmicos da atualidade, Alejandro. Antes, informei o significado de 'preconceito' para que você tente ter uma visão sem preconceitos do vídeo mas, com novas informações, formar sua própria opnião.
É importante lembrar que não se pode afirmar, com certeza, a intenção Gaga. Ela somente defendeu as críticas ao seu clipe em seu twitter: " [...] O preconceito é uma doença - e quando essas pessoas chegarem perto de mim, eu estarei pronta para as pedras que irão jogar"
Vamos analisar o video. O clipe inicia sob uma música de um violino klezhmer, música típica judaica, e um dos "soldados" carrega uma estrela de Davi, símbolo famoso do judaismo. Eles começam a marchar. Gaga observa por um binóculo, como faziam vários líderes militares, inclusive Hitler.  O ambiente é frio e escuro, lembrando o inverno alemão.
Já tem uma idéia de que o clipe está criticando? Uma paródia moderna do nazismo da Alemanha pós Primeira Guerra.
O nazismo, ou nacional-socialismo (Nationalsozialismus) como é conhecido na alemanha, defendia entre vários pontos a eliminação dos judeus, ciganos, eslavos e homossexuais, tendo como prioridade a consolidação do estado ariano.
Voltando ao clipe, podemos enxergar claramente Gaga como uma ditadora. Vale a crítica contra qualquer tipo de ditadura, lembrando que em sua maioria apresentam tortura e pouca ou nenhuma liberdade na imprensa. Outro ponto a ser considerado são os nomes citados no clipe: Alejandro, Fernando e Roberto. Nomes latinos presentes em uma canção americana criam um singelo protesto a xenofobia, preconceito a estrangeiros, que ainda é forte, sobretudo, nas grandes potências tradicionais.
Podemos ver ainda que os bailarinos alguma vezes aparecem com salto alto, uma referência forte ao homossexualismo e aí entra a principal crítica do clipe. O nazismo não perseguiu somente judeus, embora estes tenham sido seu principal alvo, mas também os homossexuais. Bom, atualmente no mundo poucos são os países com perseguição declarada a homossexuais, porém será que conseguimos extinguir esse sentimento da humanidade? Será que conseguimos nos tratar como "irmãos" sem levar em conta cor, religião, sexo, idade, nacionalidade, posição social ou orientação sexual? Será que nos esquecemos que, se procurarmos, todos temos algum motivo para não sermos aceitos em alguma sociedade?
Deixo aqui essa pequena e leiga análise do clipe, esperando apenas que você pense um pouco no assunto.
Muito Obrigado =)



"Eu não sei o que é ser discriminado por ser gay. Mas eu sei o que é crescer sentindo que você não pertence a um lugar. (...) O que eu quero dizer é: você não está sozinho. Você não fez nada de errado. (...) E há um mundo inteiro à sua espera."

Barack Obama, presidente dos EUA, na campanha It Gets better.




terça-feira, 26 de outubro de 2010

the music in me.

Somewhere over the rainbow poderemos nos amar tranquilamente,
e se tudo parecer difícil keep holding on.
Porque você é the only exception, que sempre me faz smile.
Suas true colors estão gravadas em mim
e eu percebo que my life would suck without you.
Don't stop believing em nós!
Sou muito lucky por ter te conhecido.
Meu endless love...

It's simple but it's from my heart,
Josué.






sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Tamiris Neves

Tamiris Neves. Vou escrever em forma de ata porque você me ajudou estudar pro concurso, rs. Ei você se lembra de quando nos conhecemos? Aquela menina ruiva (de ainda cabelos longos e cacheados) entrou na sala e sentou por perto. Logo, já estávamos conversando e dividindo o foninho para ouvirmos as músicas do Jorge e Mateus. E Fomos nos conhecendo mais, os laços afetivos cresceram e ganhamos uma grande amizade. Todos os dias precisava chegar, contar as novidades e ouvir as suas. Você sempre me apresentando músicas sertanejas e MPB, ampliando meu repertório. As aulas acabaram e não poderíamos mais ter o mesmo contato diário, mas nossa amizade sobreviveu. E aí vieram muitas quermesses, lanches na sua casa, vinho no Cantinho, Portal, festa de São João e até shopping, com direito a momentos de tensão na volta, rs. Guardo tudo com muito carinho, de verdade. E eu quero estar sempre presente em suas datas especiais, principalmente casamento ein. Bom, o que eu queria dizer é que você poderá sempre contar comigo. Vou sempre te ouvir e te entender (não, quando você deixar de ser ruiva não vou entender... mas vou te apoiar, como em todas suas decisões!) Tenho certeza de que será uma excelente delegada e quero estar contigo pra dividir as dificuldades e as alegrias. Mais que no álbum do seu orkut, quero estar sempre no seu coração. 

Com carinho,
Josu.



quarta-feira, 13 de outubro de 2010

uma questão de segurança.





Fui no Departamento de Polícia de Taubaté registrar ocorrência de um assalto e vi a charge acima no quadro de avisos. Essa charge me pareceu muito coerente e  decidi comentar o assunto. Somos os culpados pela violência? Ou somos vítimas dela? Gostaria de escrever sobre a charge na ordem em que as 'personagens' se apresentam.
O estado laico deve respeitar todas as religiões e crenças do país mas não submeter-se às mesmas. Antes, deve procurar o bem geral. Como vivemos em um país democrático, deve-se buscar a vontade da maioria, evitando impor regras rígidas, como o controle de natalidade chinês, mas há muito que pode ser feito em propagandas conscientizadoras, distribuição de preservativos ou, em último caso, campanhas para cirurgias como a vasectomia e laqueadura. Famílias com um número elevado de filhos, geralmente, são aquelas com poucas condições financeiras para proporcioná-los uma vida rasoável, com acesso à saúde e educação.
Os pais são responsáveis pela formação social, ética e os valores do indivíduo. Limites e carinho são imprescindíveis na criação dos filhos. E lembre-se, não há presente que substitua a presença dos pais.
É dever do Estado fornecer educação de qualidade e escola para todos, lembrando que a educação, a informação e o conhecimento podem transformar vidas. O emprego, após a formação acadêmica, deve ser fornecido aos seus cidadãos por seu país. Uma vez que há o aumento do desemprego, consequentemente, há o aumento dos usuários e traficantes de drogas, motivados em alguns casos pela falta de oportunidade.
Enfim, se conseguirmos controlar todos esses pilares da sociedade, poderemos ter uma nação mais pacífica, mais justa. Caberá aos policiais, o inevitável, que sempre vai haver. E se esses policiais tiverem boas condições de trabalho e boas remunerações haverá muito mais prazer em trabalhar pelo cidadão. Somente assim, poderemos andar tranquilamente pelas ruas...

Caçapava, 14 de outubro de 2010.

domingo, 3 de outubro de 2010

voando alto

Nome científico:  Accipitridae Pandionidae.




Hoje quero expressar minha admiração por um animal... a águia.
É do conhecimento de alguns amigos que eu sou apaixonado por zebras ou que adoraria nadar com golfinhos,mas as aguias merecem um destaque.


Por que? Não é difícil responder essa pergunta. Não é a toa que a águia foi o animal escolhido como 'animal nacional' dos Estados Unidos da América. Não colocando em questão as políticas externas americanas, mas é um fato que ainda é a nação mais influente e poderosa do mundo atual.
E o que a águia tem a ver com o sucesso norte-americano? Que características dela podem ser associadas a palavra sucesso?
 
Visão. É comum ouvirmos que uma pessoa com uma boa visão tem "olhos de águia". A visão desse animal chega a ser quatro vezes superior que a de um homem. Pode ver sua presa a uma distância de aproximadamente 1,5 km.


Planejamento. Costumam fazer seus ninhos em locais altos como, por exemplo, topo de montanhas e árvores de grande porte, protegendo assim, seus ovos.


Coragem. Águias não tem medo. Elas alcançam 3000 metros de altura, atingindo assim seu limite e ultrapassando muitas das demais aves.


Flexibilidade. Não necessitam migrar para o Sul no inverno, pois tem uma camada de penas que as ajudam a sobreviver diante das mais variadas temperaturas.


Lealdade. Muitos são os animais que durante a vida trocam seus parceiros. Isso não acontece com as águias, que tem apenas um parceiro por toda a vida.


Persistência. Mesmo cheia de grandes qualidades, falha na maioria das tentativas de caça. Mas não desiste e consegue seu alimento, atinge seu objetivo.
 
Cada uma dessas qualidades pode ser aplicada, de um modo pessoal, à nossa vida cotidiana. Se aceitarmos o desafio e desenvolvermos gradativamente essas características, poderemos voar como as águias.
 






"Os que esperam no Senhor, adquirirão sempre novas forças, tomarão asas como de águia, correrão e não fatigarão, andarão e não desfalecerão." Isaías 40:31






Caçapava, 04 de outubro de 2010.

sábado, 2 de outubro de 2010

Eleições 2010

3 de outubro, dia de escolhermos nossos representantes!
Estou aqui, não pra defender nenhum candidato ou partido político (o que nesse momento nem seria ético), mas para dar umas dicas que embora pareçam simples, podem ser bastante úteis:

1. Não se deixe levar por pesquisas: Escolha seu candidato, independente do que as pesquisas indicam. Se cada um escolher o político em que acredita, pode-se alterar rapidamente os números das pesquisas eleitorais.

2. Não vote em branco:  Se não confia em nenhum candidato, anule seu voto. Para anular o voto, digite um número inválido. Se mais de 50¨% dos eleitores anularem seu voto, haverá uma nova eleição.
Os votos em branco, de forma diversa, não anulam o pleito, pois não são considerados como nulos para efeito do art. 224 do Código Eleitoral (Acórdão nº 7.543, de 03/05/1983).

3. Conheça seu candidato: Antes de votar, conheça o histórico político de seu candidato e vale também analisar seus valores pessoais.


4. Assista aos debates: Você tem a oportunidade de ver os candidatos sendo questionados sobre os mais diversos temas e apresentarem suas propostas. Se você conhece as promessas de campanha, tem o direito de cobrar após a eleição. Informação é poder.

5. Documentação: Não se esqueça, leve um documento com foto.

6. Como votar:  Siga a seguinte ordem;
XXXXX Deputado Estadual
XXXX    Deputado Federal
XXX       Senador
XXX       Senador II
XX          Governador
XX          Presidente


7. Não brinque com seu voto: Você está entregando o seu futuro nas mãos de alguém. Isso vai decidir como serão os próximos anos.
8. Participe: Ajude a fortalecer a democracia brasileira!






Caçapava, 03 de outubro de 2010.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

feita de que mesmo?

Estou postando hoje, pra comentar um fato que recentemente despertou a curiosidade e atenção de muita gente...
Lady Gaga compareceu ao VMA com um vestido feito de carne. Isso mesmo, de carne bovina.
Sou um admirador do trabalho de Gaga. Excêntrica e divertida, inteligente e crítica. Mas, de primeira impressão, pensei: caiu no exagero.
Bom, fui ler um pouco mais sobre o assunto e parei pra pensar um pouquinho...
A cantora foi duramente criticada por usar 22kg de carne bovina. Antes de fazer o mesmo, vale refletir e analisar o motivo da criação e do uso do vestido. Não valeria mais a pena criticar o capitalismo selvagem que desperdiça muito mais do que 22kg de carne todos os dias?
Enfim, no século XXI, nossa cultura é industrializada para o consumo em massa... desde a música, até a alimentação. E para criticar é preciso fazer diferente. Ou seja, se alguém deve criticar Gaga, que sejam os vegetarianos!
Ela tentou apenas, de um modo inusitado, chamar atenção e colocar sua opnião.




"É claro que não quis mostrar falta de respeito para com os vegetarianos, mas se não defendermos as nossas ideias e não lutarmos pelos nossos direitos, logo teremos tantos direitos quanto a carne sobre os nossos ossos. E eu não sou um pedaço de carne"




Caçapava, 01 de outubro de 2010.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Jéssica Caroline

Jé,
você não sabe o quanto me faz falta nossas manhãs. Lá pelas 6 horas você entrava na Van, cheia de novidades do fim de semana ou do dia anterior. Às vezes, apenas durmíamos, mas só de saber que você estava do meu lado, eu me sentia bem.
Chegávamos no senai e naquela extensa mesa se reunia todo o pessoal e cada um compartilhava uma história... [com destaque a Milena, nessa parte, rs.]
Logo, vinha a oficina, o momento do aquecimento e aquela demora básica pra tirar a blusa. Que frio ein... mas o calor humano era compensador! Visitar o torno da Milena, cantar com a Débora ou passar horas conversando com o Leandro... era tudo muito bom.
Depois, a noite, ainda tínhamos assunto suficiente para acabar com os bônus de ambos... rs.
Durante o dia me lembrei muito de você e vim no ônibus rascunhando esse pequeno texto, com muito carinho. Porque eu estarei sempre aqui. Seja pra uma longa conversa ou um abraço bem forte.
Pode ser que o convívio não seja mais o mesmo, mas minha amizade e consideração por você são eternos
Amiga, eu te amo.

By Josy, o apelido que você me deu, e virou tendência.


Caçapava, 28 de setembro de 2010.


segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Pra elas.

Dedicado a vocês, do Pre-vest.
ps; tem muita gente que eu gosto lá, mas a cratividade não me permitiu citar maaais.. rs.

Elas.

Joyce é nossa amiga,
aquela morena de Jacareí.
Mas a mineira reclama
do que falam por aí...

Fernanda, super elegante,
não decide que curso fazer.
Ela e o Régis sumiram da sala,
não tente entender...

Jéssica Castro, uma bela menina,
tem a voz mais grossa da sala.
Essa caçadora da noite
corações abala...

Mayara vai ser nutricionista,
Essa gêmea fatal.
Gosta de mineiro e paulista,
é a loira do mal...

Carolinda me faz falta,
essa carioca toda trabalhada na beleza.
Ela é toda diferente,
e muito querida, com certeza.

Com carinho,
Josué :]






Caçapava, 27 de setembro de 2010.