Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

uma questão de segurança.





Fui no Departamento de Polícia de Taubaté registrar ocorrência de um assalto e vi a charge acima no quadro de avisos. Essa charge me pareceu muito coerente e  decidi comentar o assunto. Somos os culpados pela violência? Ou somos vítimas dela? Gostaria de escrever sobre a charge na ordem em que as 'personagens' se apresentam.
O estado laico deve respeitar todas as religiões e crenças do país mas não submeter-se às mesmas. Antes, deve procurar o bem geral. Como vivemos em um país democrático, deve-se buscar a vontade da maioria, evitando impor regras rígidas, como o controle de natalidade chinês, mas há muito que pode ser feito em propagandas conscientizadoras, distribuição de preservativos ou, em último caso, campanhas para cirurgias como a vasectomia e laqueadura. Famílias com um número elevado de filhos, geralmente, são aquelas com poucas condições financeiras para proporcioná-los uma vida rasoável, com acesso à saúde e educação.
Os pais são responsáveis pela formação social, ética e os valores do indivíduo. Limites e carinho são imprescindíveis na criação dos filhos. E lembre-se, não há presente que substitua a presença dos pais.
É dever do Estado fornecer educação de qualidade e escola para todos, lembrando que a educação, a informação e o conhecimento podem transformar vidas. O emprego, após a formação acadêmica, deve ser fornecido aos seus cidadãos por seu país. Uma vez que há o aumento do desemprego, consequentemente, há o aumento dos usuários e traficantes de drogas, motivados em alguns casos pela falta de oportunidade.
Enfim, se conseguirmos controlar todos esses pilares da sociedade, poderemos ter uma nação mais pacífica, mais justa. Caberá aos policiais, o inevitável, que sempre vai haver. E se esses policiais tiverem boas condições de trabalho e boas remunerações haverá muito mais prazer em trabalhar pelo cidadão. Somente assim, poderemos andar tranquilamente pelas ruas...

Caçapava, 14 de outubro de 2010.

Um comentário:

  1. Oi, não pude deixar de comentar.. Parabéns pelo texto, vc tem uma visão muito clara do que nosso país precisa e a expressou muito bem. Sem dúvidas teríamos uma vida mais tranquila se todos enxergassem essas verdades. bjo!

    ResponderExcluir